Certificado de Reservista

Certificado de Reservista Quem está perto de completar 18 anos precisa se alistar nas Forças Armadas e tirar seu Certificado de Reservista ou obter a dispensa do serviço militar, o que pode ser feito na Junta Militar mais próxima.

O Certificado de Reservista é solicitado em diversas ocasiões ao longo sua vida:

Para matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino
Ao tirar passaporte e título de eleitor
Para ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituições, empresas ou associações ligadas ao Governo
Para obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais
Ao inscrever-se em concurso para cargo público
Para receber qualquer prêmio do Governo

Para pegar o Certificado de Reservista você deve se alistar, dirigindo-se à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua casa, levando os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou identidade
Comprovante de residência
Duas fotos 3×4 recentes, com fundo branco

O alistamento não tem custo se for tirado dentro do prazo: de 1 de janeiro a 30 de julho do anoem que o jovem completa 18 anos. Depois desse prazo, a taxa é de R$ 1,88 mais taxa bancária. O pagamento deve ser feito na Caixa Econômica Federal (ou lotérica), através de guia expedida pela Junta Militar.

Após o alistamento, os jovens recebem o Certificado de Alistamento Militar (CAM), assim como uma nova data para se apresentar para a Seleção Geral, entre os meses de julho e outubro do mesmo ano, onde pode acontecer a dispensa ou a convocação.

O Certificado de Reservista só é emitido após o cumprimento do programa do serviço militar. O Certificado de Dispensa de Incorporação é concedido a quem fez o procedimento de alistamento e foi considerado inapto a prestar o serviço militar, depois de passar por todos os exames exigidos.

Como tirar a 2ª via do Certificado ou dispensa:

Para pedir  via do Certificado de Reservista ou do Certificado de Dispensa de Incorporação você deve se dirigir à Junta Militar onde seu alistamento foi feito, munido dos mesmos documentos, assinar o requerimento e pagar o valor de R$ 5,04, já incluindo a taxa bancária. O pagamento é realizado na Caixa Econômica Federal.

Fonte:
Simples Cidade