Cordeiro promove palestras sobre ‘Prevenção ao Suicídio’

Cordeiro promove palestras sobre ‘Prevenção ao Suicídio’

Objetivo é debater abertamente o tema e conscientizar os jovens

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO

Pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) confirma que os casos de suicídio vêm aumentando assustadoramente em todo o mundo nas últimas décadas. Os dados confirmam números alarmantes, tanto que, para se ter uma noção da gravidade da situação, somente no Brasil cerca de 30 pessoas se suicidam diariamente. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, o que o torna a quarta maior causa de mortes entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Pensando em frear esses números em termos regionais e enfrentar o problema com responsabilidade e firmeza, mas sutileza e compreensão, a Comissão da Infância e Juventude de Cordeiro – formada pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Letícia Reis; subsecretário da pasta, Marcelo Correia; psicóloga e coordenadora do Bolsa Família, Renata Ferreira; e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vinícius Melo – realizou um ciclo de palestras abordando o tema ‘Prevenção ao Suicídio’.

Visando conscientizar estudantes cordeirenses e torná-los disseminadores da mensagem, escolas das três redes de ensino, Municipal Estadual e Particular, receberam a visita da Comissão, que conversou com a juventude abertamente, falando sobre o assunto e esclarecendo que a melhor solução é debater ideias e fortalecer os laços com as pessoas que possam apresentar a propensão a esse mal terrível.

Após o primeiro passo, que foram as palestras, a Comissão da Infância e Juventude já atendeu dezenas de jovens e os direcionou para as oficinas que já estão funcionando nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). A meta é introduzi-los no dia a dia e envolvê-los nas atividades para que ocupem o tempo ocioso de maneira produtiva. “Também pregamos a ideia de que a primeira medida é fortalecer os vínculos com a família e a comunidade”, acredita a secretária Letícia Reis, que avaliou a ação como fundamental no município.

TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO

 

http://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-11-10/2foto_01.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-11-10/3foto_02.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-11-10/1foto_03.jpg

Veja também

Prefeito reafirma compromisso com Hospital Antônio Castro

Em Audiência Pública, Luciano Batatinha confirma a retomada do contrato com a instituição de saúde após regularização de documentação

Vice-prefeita de Cordeiro recebe prêmio pela atuação política

Maria Helena foi eleita como destaque da vida pública em 2017 na região

DEMOCRACIA NA ESSÊNCIA!

Audiência Pública na Câmara Municipal

Desenvolvimento - ITCast Tecnologia