Pontos Turísticos

PARQUE DE EXPOSIÇÕES RAUL VEIGA PARQUE DE EXPOSIÇÕES RAUL VEIGA
O Parque é uma grande área verde e aberta no centro de Cordeiro, cidade da região serrana do Estado do Rio. O lugar tem outros atrativos afora o título mais conhecido – o de abrigar uma das maiores exposições agropecuárias do Brasil, a Expocordeiro. A área plana de muita natureza é um escape para a vista. Além disso, no entorno do Parque há um espaço de mata atlântica que convida a uma caminhada.

MATA DO POSTO MATA DO POSTO
Pedaço de mata atlântica em pleno centro de Cordeiro, a Mata do Posto leva este nome por estar localizada no Parque de Exposições Raul Veiga, antes denominado Posto Zootécnico de Cordeiro. Ao seu redor é possível praticar caminhada, corrida ou ciclismo, ou simplesmente passear, num percurso de dois mil e quinhentos metros em contato com a natureza. Uma lei criada em 2008 transformou-a em Área de Proteção Ambiental (APA).

CORETO DA PRAÇA CORETO DA PRAÇA
Típico das cidades do interior, o coreto da praça principal de Cordeiro é um ponto de referência para pessoas de todas as idades, principalmente para aqueles que ainda admiram costumes interioranos antigos, como passear pela praça ou sentar nos banquinhos da mesma para simplesmente jogar conversa fora. O coreto serve também como palco para apresentações da banda de música local e para projetos culturais como o ‘Música na Praça’.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA PIEDADE IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Não há como escapar: quem visita as cidades interioranas dá sempre uma espiadinha na Igreja Matriz. Muitas fotos são tiradas para mostrar as fachadas tão singelas, as torres do sino, os adornos e santos que remontam a um tempo diferente e tão distante de nosso jeito de viver nesse início de século.
Bom, quem vem a Cordeiro vai querer dar uma passadinha na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Um motivo diferente deve impulsionar o visitante: Uma igreja de interior com arquitetura moderna ou “modernosa” (como queiram!) e alguns toques de ousadia nas linhas e arte por todos os cantos.

A atual Matriz , desde de sua idealização foi alvo de discussão entre a população cordeirense. De acordo com o livro do Sr. Alaôr Eduardo Scisínio, CORDEIRO- A REALIZAÇÃO DAS UTOPIAS, ” o padre Antônio Mangute Narquero, espanhol (…), após consultar, mediante colheita de votos, a população católica da cidade, demoliu o templo antigo, construindo o atual, em linhas modernas, ocasionando protestos de vários segmentos da sociedade cordeirense, que pugnava pela preservação do antigo templo…”Para o bem ou para o mal, a Igreja está lá. Erguida no início da década de 70 e sem nenhuma outra “rival” na região no que diz respeito à arquitetura.

ADRO DA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA PIEDADE ADRO DA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA PIEDADE
O parque do Adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade é o jardim projetado mais antigo da cidade de Cordeiro.
Atualmente, pertence à Igreja Matriz, mas foi um logradouro construído pelo povo cordeirense.
A área abriga a Igreja Matriz e possui caminhos sinuosos, floridos e bem cuidados, além de recantos tranquilos.

Os arbustos recebem tratamento especial e, através da técnica de topiaria, são esculpidos animais variados.

Há uma pequena gruta para os devotos rezarem e pagarem promessas. A imagem original da gruta foi saqueada e destruída. Coisas da modernidade.

No parque do Adro, todos os caminhos levam as entradas da Igreja Matriz.

FAZENDA BOM SUCESSO FAZENDA BOM SUCESSO
Outro grande destaque da zona rural cordeirense é a Fazenda Bom Sucesso, que inclusive foi cenário para o filme ‘Quem tem medo de lobisomem’, que tinha como atores principais Reginaldo Faria e Stephan Nercessian. De rara beleza, é muito bem conservada e possui riquezas naturais ímpares e patrimônios históricos valiosos, como o casarão da propriedade, que pode ser visto da sua entrada por entre as imponentes palmeiras.

FAZENDA DA TORRE FAZENDA DA TORRE
Localizada numa das entradas de Cordeiro, mais especificamente na chegada para quem vem de Bom Jardim, Nova Friburgo e adjacências, é uma fazenda histórica do município, possuindo inclusive uma torre centenária da qual veio a sua denominação.

FAZENDA SANTA CLARA FAZENDA SANTA CLARA
Uma das mais belas fazendas de todo o interior fluminense, destaca-se hoje pela criação de gado Nelore, possuindo fama nacional. Do alto de uma estrada de chão que passa pela zona rural cordeirense e vai terminar na entrada de Macuco, é possível vislumbrar ainda melhor a beleza da Fazenda Santa Clara. Adeptos do mountain bike gostam de pedalar pelo local para se exercitarem ao mesmo tempo em que admiram as belezas naturais.

CACHOEIRA DO TÚNEL CACHOEIRA DO TÚNEL
Na estrada que liga Cordeiro ao distrito de Monnerat, que pertence ao município de Duas Barras, está localizada a Cachoeira do Túnel, uma queda d’água de rara beleza, muito utilizada pelos munícipes das duas cidades durante o verão. Além de possuir como peculiaridade um túnel construído pelo homem, por onde a sua água passa, fica localizada num ponto alto da estrada, o que torna o visual para quem a frequenta ainda mais atraente.

ALTO DO DOURADO ALTO DO DOURADO
A zona rural cordeirense possui, além das fazendas centenárias, outros atrativos muito interessantes, como as cachoeiras e as trilhas. A Cachoeira do Alto do Dourado é uma das mais admiradas pelos visitantes.

PEDRA DO CAMPANATI PEDRA DO CAMPANATI
Localizada no bairro de mesmo nome, a Pedra do Campanati pode ser vista de vários pontos de Cordeiro, especialmente pelas pessoas que se utilizam da estrada Cordeiro/Cantagalo, já que o bairro fica próximo à divisa dos municípios. É utilizada para a prática de esportes radicais como o parapente e o rapel.

Fotos: Jucian Cabral